sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mantega critica EUA


BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou nesta quinta-feira a decisão do Federal Reserve de injetar mais dólares na economia norte-americana e mostrou preocupação com as discussões do Orçamento brasileiro para 2011.


Segundo ele, a medida do Fed de comprar mais 600 bilhões de dólares em títulos do governo tem "resultado duvidoso" se o objetivo é incentivar a recuperação econômica.

"Esse crédito não está indo para a produção, o consumidor americano não está tomando crédito, o investidor não está tomando crédito para investir. Esse excesso de crédito acaba desvalorizando a moeda americana", disse a jornalistas.

"O único resultado é desvalorizar o dólar para que tenha uma competitividade maior no comércio internacional. Tanto é verdade que hoje temos um déficit comercial com os EUA", acrescentou Mantega, reiterando que levará o tema para discussão na reunião de líderes do G20, na próxima semana.

Ele afirmou que, embora todos desejem a recuperação da economia norte-americana, "não adianta ficar jogando dólar de helicóptero".

"Tem que combinar isso com uma política fiscal. Tem que estimular o consumo, o mercado, dar condições para o consumidor."

Leia a íntegra desse artigo na REUTERS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário