quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Furo no Windows, mais lenha na fogueira da batalha dos gigantes da web


E agora, Microsoft?

Depois de admitir a falha de segurança no Internet Explorer, que possibilitou o ataque aos servidores do Google, uma nova falha detectada no Windows pode trazer mais lenha pra fogueira da batalha entre as gigantes da internet. Resumidamente, um usuário com acesso restrito poderia explorar o furo para adquirir perfil de administrador - o que lhe daria total controle sobre a máquina. Para usuários domésticos, isso nao trará muita dor de cabeça. Já para administradores de TI em grandes empresas, a semana promete ser cheia.

Desde o ano passado, a Microsoft já havia sido alertada sobre o problema - que compromete a segurança de todos os sistemas operacionais da empresa nos últimos 17 anos, do Windows NT 3.1 ao Windows 7. Sob o argumento de que o time de Bill Gates ainda nao conseguiu dar conta do pepino, um membro da equipe de segurança do Google (Tarvis Ormandy) aparece de herói, resolvendo tornar pública a falha, e dizendo ainda saber como 'dar um jeitinho' (basta desabilitar o MS-DOS e/ou rodar alguns comandos). Sei que é um pouco técnico o assunto, mas acredite em mim: a declaraçao de Ormandy é um pouco mais do que um tapa com luva de pelica :- ).

Depois da China e da França, outros personagens estao trazendo uma nova dinâmica à esta novela. Apple, Microsoft e Yahoo!, que nunca foram grandes amigas, se preparam para enfrentar um inimigo em comum. O roteiro já está mais ou menos traçado. Agora nos resta aguardar cenas dos próximos capítulos.

21/01 Marcelo Albagli, para BLUE BUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário