terça-feira, 14 de julho de 2009

Manifestantes queimam mais de 300 carros em protestos na França


Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

A direção da polícia francesa informou que pelo menos 317 carros foram queimados em periferias do país na madrugada desta terça-feira, data das festividades nacionais que celebram a queda da Bastilha.

Esse número, segundo um balanço ainda provisório, já representa um aumento de 6,7% em relação ao ano passado. O número de pessoas presas, 240, dobrou na comparação com o mesmo período.

O ministro do Interior, Brice Hortefeux, anunciou que irá reforçar a segurança no país nesta terça-feira, com um esquema policial de 40 mil homens.

Os transportes públicos, sobretudo os que ligam as periferias de Paris à capital também serão mais vigiados, disse o ministro. Hortefeux também proibiu a venda de certos tipos de fogos de artifício, que podem ser utilizados contra os policiais.

Nesta madrugada, 13 policiais ficaram feridos nos protestos. A maioria sofreu problemas auditivos causados por explosões de fogos de artifício atirados contra eles.

Crise e protestos

Tradicionalmente inúmeros veículos são incendiados em subúrbios pobres da França durante as festividades de 14 de julho como sinal de protesto contra a situação social dos moradores dessas áreas, onde vivem principalmente pessoas de origem imigrante e os índices de desemprego podem atingir 40%.

Mas neste ano, em razão da crise econômica, o sentimento de insatisfação contra o governo tende a ser ainda maior.

Além disso, nos últimos dias, confrontos entre jovens e a polícia vêm ocorrendo em cidades da periferia.

Como em situações anteriores, os distúrbios dos últimos dias foram causados por moradores que acusam os policiais de uso da violência em operações nessas áreas.

Em Montreuil, ao norte de Paris, cerca de 300 pessoas protestaram nesta madrugada contra a expulsão de pessoas que ocupavam ilegalmente um prédio abandonado. Um homem afirma ter perdido um olho nessa operação devido a uma bala de borracha disparada por um policial.

Os manifestantes em Montreuil atiraram fogos de artifício contra os policiais, que responderam aos ataques com bombas de gás lacrimogênio.

Apesar dos incidentes e do maior número de carros queimados, a direção da polícia francesa informa que, globalmente, a noite de véspera do feriado nacional "foi calma, sem maiores incidentes".

No entanto, a polícia afirma que houve muitas agressões "com artefatos pirotécnicos" contra os oficiais.

A polícia ainda está contabilizando o número de carros queimados nesta madrugada. O balanço final deve ser divulgado no final da tarde desta terça.

O ministro do Interior convocou uma reunião na quarta-feira com os secretários de Segurança Pública do país para pedir uma mobilização contra a delinquência na França, "que parou de registrar queda" no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário