sexta-feira, 5 de junho de 2009

Consumo de água não cumpre normas da ONU


PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2009

Volume per capita no Brasil não segue recomendação internacional

O Brasil perde diariamente 2,5 milhões de litros de água. Estudos do Instituto Socioambiental indicam que a média nacional de consumo – 150 litros por brasileiro – supera em 40 litros o volume recomendado pela ONU. Em Porto Alegre, a média fica em 200 litros por habitante, embora em regiões de maior poder aquisitivo chegue a 250 litros per capita. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), cerca de 40% da água captada e tratada para distribuição se perde no caminho até as torneiras, devido à falta de manutenção das redes, à falta de gestão adequada do recurso e ao roubo.
O presidente da ANA, José Machado, diz que o Brasil é referência mundial em gestão de recursos hídricos, com legislação e modelo de gestão modernos e adequados à realidade. Ele admite, porém, que as regras entraram em vigor com atraso, lembrando que a Lei Nacional das Águas foi criada há 12 anos. 'O tempo de vigência é curto se considerarmos o enorme passivo de rios degradados', observa Machado.
O coordenador do programa Água para a Vida da World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), biólogo Samuel Barreto, argumenta que, nas áreas urbanas, a falta de tratamento de esgoto está comprometendo a qualidade das águas. Já no meio rural, o desmatamento prejudica a capacidade de recarga do ciclo hídrico. 'As mudanças de comportamento devem começar dentro de casa', salienta. O aconselhável, conforme Barreto, é reduzir em até dois minutos o tempo de duração do banho, resultando em uma economia de 3 a 6 litros de água. 'Se multiplicarmos esse volume pelo número de habitantes de uma cidade, é fácil constatar que ações individuais trazem impactos positivos', ressalta.
Levantamentos da ONU revelam que as crianças nascidas em países desenvolvidos consomem até 50 vezes mais água que as dos países pobres. A proporção do desperdício é a mesma em lares brasileiros e está associada com demorados banhos e a lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras. O banheiro é o campeão do desperdício, onde a simples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água, dependendo da tecnologia adotada. No Brasil, a agricultura é quem mais consome água – 63% do que é captado vai para a irrigação. O uso doméstico é responsável por 18% do consumo. A indústria fica com 14%. Os 5% restantes saciam a sede dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário