domingo, 8 de março de 2009

QUEM FINANCIA A VIAGEM?


CORREIO DO POVO, 08 DE MARÇO DE 2009

A conferência mundial dos céticos

Alexandre Aguiar
de Nova Iorque

Começa hoje, aqui em Nova Iorque, a Conferência Internacional do Clima, que reúne cientistas e pesquisadores contrários à ideia de que o planeta esteja na iminência de uma catástrofe climática. Nomes de peso da comunidade científica estarão presentes, como William Gray, professor emérito da Universidade do Colorado e considerado o maior especialista em furacões do mundo, que recentemente descreveu o trabalho de Al Gore como 'lavagem cerebral'. Participam ainda professores das maiores universidades dos Estados Unidos e centros de pesquisa atmosférica e astrofísica. O encontro será aberto hoje pelo presidente da República Tcheca e da União Europeia, Václav Klaus, mas quem promete roubar a atenção é Harrison 'Jack' Schmitt, geólogo e professor, ex-astronauta e último homem a pisar na Lua. Convidada para a conferência, a MetSul Meteorologia, empresa gaúcha responsável pelo conteúdo desta coluna, defenderá a posição de que o aquecimento é real, mas sustentará que oscilações naturais são sempre negligenciadas. Contestará o alarmismo e apresentará um histórico de eventos como secas e enchentes no Rio Grande do Sul que, mesmo tendo sempre sido registradas na história, passaram a ser atribuídas ao aquecimento global. Ambientalistas acusam o organizador do evento, o Heartland Institute, como instituição financiada pela indústria petrolífera, mas a MetSul fará uma defesa veemente do uso de energia limpa e renovável, citando o caso do etanol brasileiro, afinal, a proteção natural está acima das controvérsias dos cientistas.

COMENTÁRIO DO OMAR: O Heartland Institute é uma instituição apoiadora do modelo neoliberal e opositora às medidas contidas no Protocolo de Kioto. É financiada pelas indústrias petrolífera e do tabaco. Certamente a METSUL estará muito mal acompanhada...

2 comentários:

  1. Fomos os únicos palestrantes no evento a defender energias limpas e alternativas (ver Power Point nosso disponível no site da conferência) e renunciamos aos honorários. Abraços, Alexandre Aguiar (MetSul Meteorologia)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Alexandre.
    Ficou bastante aliviado, pois sou fã da MetSul.
    Abraços

    ResponderExcluir