segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TV pede libertação de jornalista que agrediu Bush

O canal de televisão Al-Baghdadia, com sede no Cairo, pediu nesta segunda às autoridades iraquianas a libertação do jornalista Muntazer al-Zaidi, que foi detido no domingo após atirar os sapatos no presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em entrevista em Bagdá.

"O comitê diretor do canal Al-Baghdadia exige às autoridades a libertação imediata de Zaidi, de acordo com a linha de liberdade de expressão e democracia prometida pelo novo regime iraquiano", indicou o canal em comunicado lido diante das câmeras.

O apresentador acrescentou que a "Al-Baghdadia considera as autoridades americanas e iraquianas responsáveis de qualquer medida contra Zaidi, que, caso seja adotada, será uma lembrança da conduta seguida durante a era do ditador (Saddam Hussein) caracterizada pela violência, as detenções indiscriminadas e as valas comuns".

O canal pediu aos veículos de comunicação árabes e internacionais para mostrarem solidariedade para com o jornalista iraquiano.

Zaidi, 27 anos, atirou os dois sapatos contra Bush durante uma entrevista coletiva conjunta oferecida pelo presidente dos Estados Unidos junto ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, após a ratificação de um acordo de segurança bilateral que estipula a retirada das tropas americanas do Iraque até 2012.

Antes de lançar os dois sapatos - Bush conseguiu desviar de um e o outro errou o alvo -, o repórter gritou: "Este é o beijo de despedida, cão".

Após o incidente, os guardas de segurança detiveram o agressor e o tiraram da sala.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário