domingo, 3 de agosto de 2008

NO MUNDO ARTIFICIAL


Cientistas dos EUA desenvolvem 'pílula da boa forma'

Cientistas americanos anunciaram que estão mais perto de lançar uma pílula que melhora o desempenho físico das pessoas, mesmo que a pessoa não mexa um músculo para isso.

A publicação científica Cell traz um artigo sobre um estudo de pesquisadores americanos que dizem ter testado duas pílulas que conseguiram desenvolver músculos, aumentar o vigor e levar à queima de gorduras.

Eles realizaram testes com camundongos, que conseguiram correr 44% mais após receberem uma das drogas - sugerindo que ela teria efeito semelhante sobre os seres humanos.

A idéia é polêmica porque há temores de que pílulas desse tipo possam ser usadas de maneira inadequada em esportes.

Genes

As duas drogas, chamadas AICAR e GW1516, parecem ter um impacto em um gene envolvido na formação de músculos.

Esse gene - chamado PPAR-delta - tem a habilidade de controlar a atividades de outros genes. Por isso, poderia, em teoria, ter um efeito generalizado na maneira como o corpo funciona.

Nos testes com os camundongos, os pesquisadores inicialmente alteraram geneticamente os animais para aumentar a atividade desse gene, o que levou ao desenvolvimento de músculos com mais propensão para queimar gordura.

A próxima etapa foi produzir efeitos semelhantes aos da alteração genética, mas com o uso de drogas.

A primeira pílula, com a droga GW1516, também teve o efeito de aumentar a queima de gorduras, mas só levou a mudanças no desempenho dos camundongos em exercícios depois que os animais foram submetidos a longas sessões de esteira. Depois disso, eles passaram a correm 77% mais tempo.

A outra droga, AICAR, foi um passo além, agindo de uma maneira diferente sobre o desenvolvimento muscular.

Dessa vez, os animais não precisaram receber treinamento adicional. Depois de apenas quatro semanas recebendo a pílula, eles conseguiram correr 44% mais.

Resultados

Segundo Ronald Evans, pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes e do Instituto Salk, na Califórnia e um dos responsáveis pelo estudo, as duas versões poderiam um dia ser benéfícas aos humanos.

"Se você gosta de exercícios, você vai adorar a idéia de obter mais resultados pelo que faz", disse. "Se você não gosta de exercícios, você vai adorar a idéia de obter os mesmos resultados (de quem faz exercícios) com uma pílula."

No entanto, Colin Palmer, um professor da Universidade de Dundee, disse que a idéia é polêmica.

"Isso é, basicamente, uma droga que aumenta o resultado de um treinamento. O que é suspeito é o conceito de uma droga que melhora o desempenho para esportistas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário